Presidência Belga da União Europeia promoveu visita de Embaixadores a Aveiro.

2024-04-02 18:25

Categoria: 

Concelho: 

A Presidência Belga da União Europeia promoveu visita de Embaixadores a Aveiro

Ribau Esteves recebeu ao início da tarde um grupo de Embaixadores e Representantes dos Embaixadores dos 27 Estados Membros da União Europeia, a propósito de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.

Esta visita foi organizada pelo AICEP, em cooperação com o Embaixador da Bélgica em Portugal, Serge Wauthier, a propósito da Presidência Belga do Conselho Europeu.

Na reunião, que se realizou ao início da tarde, Ribau Esteves deu a conhecer os eixos fundamentais de Aveiro 2024, com a promoção da identidade Portuguesa enquanto Povo ligado ao Mar e à Ria de Aveiro, a importância da democracia como pilar fundamental, a sustentabilidade como marca da nossa história – que está intimamente ligada ao mar – e, por fim, a tecnologia como expoente máximo da nossa capacidade de inovação.

"Este encontro revestiu-se de particular importância no quadro da opção política da CMA de participação na vida da União Europeia e no desenvolvimento e promoção das Relações Internacionais, muito relevantes para a criação de novas oportunidades para a economia local, com mais conhecimento, inovação e empreendedorismo. Na dimensão social, as reuniões com representantes internacionais são fundamentais para alcançarmos o objetivo de integrarmos com mais qualidade os Cidadãos Estrangeiros que escolhem Aveiro para viver".

Ribau Esteves deu nota da sua perspetiva da necessidade de aprofundar o projeto Europeu, da relevância política excecional das Eleições ao Parlamento Europeu do próximo mês de junho, partilhando as suas experiências como membro do Comité das Regiões da União Europeia.