Prémio Escolar Professor Doutor Rodrigues Lapa distingue os melhores alunos de Anadia.

2023-12-14 17:44

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Anadia distinguiu os melhores alunos das escolas do concelho, no ano letivo 2022-2023, com a atribuição do Prémio Escolar Professor Doutor Rodrigues Lapa, numa cerimónia que decorreu, esta quarta-feira, 13 de dezembro, no Cineteatro Anadia.

O Prémio Escolar Professor Doutor Rodrigues Lapa foi criado, em 1996, pela Comissão das Comemorações do Centenário do Nascimento do Professor Doutor Manuel Rodrigues Lapa, com o duplo objetivo de homenagear o filólogo anadiense e de distinguir os alunos das escolas de Anadia com melhor aproveitamento escolar no final do 2º e do 3º ciclos do ensino básico, do ensino secundário e do ensino profissional.

A sessão começou com um momento cultural, protagonizado por alunos do Colégio Nossa Senhora da Assunção de Famalicão. Uma viagem pela vida do patrono do Prémio, Manuel Rodrigues Lapa, começando no nascimento, passando pela infância, juventude, idade adulta, e terminando na sua morte e no legado que deixou.

Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, felicitou os alunos premiados “pela excelência dos resultados alcançados, pelo esforço e dedicação ao estudo”, esperando que este prémio seja “um incentivo para fazerem mais e melhor, independentemente do caminho que quiserem seguir a nível profissional e até pessoal”.

A autarca salientou que este prémio escolar “é uma oportunidade de lembrar a vida e obra de um ilustre conterrâneo, Rodrigues Lapa, e de, ao mesmo tempo, premiar o trabalho de alunos do nosso concelho”.

A edil anadiense recordou que Rodrigues Lapa contribuiu para “a formação de cidadãos de bem, continuando a ser lembrado enquanto exemplo a seguir: exemplo de força, determinação, resiliência, coragem e persistência”.

Maria Teresa Cardoso destacou o papel da família e dos professores, que, “cada vez mais, deve desenvolver-se em parceria, na arte de formar cidadãos para a vida, íntegros, esclarecidos, sensíveis, solidários e justos”. “A família e os professores, pela proximidade que estabelecem com os alunos, são uma fonte de valores importantíssima. Lealdade, respeito, responsabilidade e tolerância são apenas alguns exemplos”, afirmou ainda.

À semelhança do que aconteceu nos anos anteriores, o Lions Clube da Bairrada voltou a associar-se a este galardão escolar premiando os melhores alunos do 12º ano na disciplina de Língua Portuguesa, das escolas dos concelhos de Anadia e Oliveira do Bairro, área de abrangência do Clube.

A cerimónia terminou com um momento musical protagonizado por Hugo Floro, músico e professor anadiense, Raquel Almeida, psicóloga e entusiasta pelo canto, e Gabriel Floro, estudante de violino no Conservatório de Música de Águeda.