"Precisamos de ganhar escala nos transportes" - Candidaturas do BE em Aveiro e Ílhavo.

2021-09-22 10:44

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

As candidaturas do Bloco de Esquerda em Aveiro e Ílhavo estiveram juntas numa viagem de autocarro entre os dois municípios e defenderam um sistema de gestão intermunicipal como resposta alargada para os municípios da região.

Nelson Peralta, candidato à Câmara de Aveiro, e Luís Oliveira, candidato à Assembleia Municipal de Ílhavo, defenderam essa opção conjunta em nome de um sistema que ganhe escala e dê resposta a uma população dispersa por núcleos habitacionais.

O Candidato do BE diz que só assim é possível garantir resposta às alterações climáticas e aos desafios sociais na habitação e transportes.

Lembrou a ligação ferroviária ao porto de Aveiro que poderia ser usada para transporte de público em sistema de metro de superfície.

E reclamou uma nova visão nas ligações rodoviárias (com áudio)

“Ribau Esteves é presidente da comunidade intermunicipal e até já foi presidente da Câmara Municipal de Ílhavo. Mesmo assim, não fez uma única política intermunicipal. Nem mesmo para a mobilidade entre estes dois concelhos, que têm imensas necessidades de mobilidade entre si”.

Luís Oliveira, candidato à Assembleia Municipal de Ílhavo, pediu ousadia para promove novos sistemas de mobilidade (com áudio).

O Partido, que aposta tudo na manutenção e ampliação do número de eleitos na Assembleia Municipal, considerou que "o sistema de transportes a nível municipal está completamente desajustado e ultrapassado”.

Luís Oliveira pediu a recuperação e adaptação das paragens de autocarros.

“Neste momento, a grande maioria das paragens não tem abrigos, não tem segurança nem conforto. Não podemos ter passageiros a correrem o risco de ficarem encharcados enquanto esperam pelo autocarro".