Praia de São Jacinto já tem a Bandeira Azul hasteada.

2021-06-10 17:40

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Praia de São Jacinto já tem a Bandeira Azul hasteada.

O galardão que simboliza a qualidade ambiental e urbana foi hasteado esta quinta-feira, dia 10 de Junho, em cerimónia com a presença do Presidente da CMA, Ribau Esteves, do Presidente da Assembleia Municipal, Luís Souto, do Presidente da Junta de São Jacinto, António Aguiar, do Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Joaquim Baptista, do Capitão do Porto de Aveiro, Humberto Rocha, do Administrador da Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Bravo, e do Diretor de Resíduos da VEOLIA Portugal, Miguel Aranda da Silva.

Para além da Bandeira Azul, hasteada pelo 16º ano consecutivo, a Praia de São Jacinto recebeu também a Bandeira de Praia Acessível que promove o cumprimento da legislação sobre acessibilidade e a Bandeira Qualidade de Ouro 2021, atribuída pela QUERCUS, que premeia as zonas balneares portuguesas em que as águas apresentam melhores resultados em termos de qualidade.

No âmbito do Programa da Bandeira Azul 2021 a comitiva foi recebido no areal de São Jacinto por uma ação de sensibilização ambiental levada a cabo pela Veolia em cooperação com a CMA, sob o tema “Nem tudo o que vem à rede é peixe” com o objetivo de alertar os Cidadãos para a necessidade de manter a praia, a ria e o mar limpos.

Campanha sob o lema “Reutilizar, Reciclar e Repensar”.

O elemento central desta ação foi uma escultura em forma de moliceiro onde poderão ser depositadas embalagens de plástico e metal.

No dia 20 de agosto, no âmbito do Festival das Dunas, o moliceiro será protagonista de uma peça de teatro representada pela Palco Central, companhia de teatro de Aveiro.

“Nem tudo o que vem à rede é peixe!” é o mote da peça de teatro que liga personagens de várias gerações (o avô pescador, a neta bióloga e a varina) em torno do tema do plástico no mar e da preservação dos ecossistemas.

O programa da Bandeira Azul 2021 vai levar à Praia de São Jacinto diversas iniciativas de sensibilização a partir de dia 24 de junho e ações de Birdwatching na Reserva Natural das Dunas de São Jacinto.