“Posso dizer com orgulho que sou filho de Girão Pereira. Isso nos meios políticos de hoje é relativamente estranho” - Jorge Girão Pereira.

2016-04-26 11:39

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Orgulho no nome e orgulho no percurso que fez de Girão Pereira figura de Aveiro no Portugal democrático. A família, a autarquia e a sociedade, no geral, deram testemunho desse orgulho no lançamento do livro que Vítor Silva coordenou. Vereador nas equipas de Girão Pereira, em cerca de duas décadas de liderança política, na Câmara de Aveiro, Vítor Silva não escondeu a emoção.

“É-me grato dizer que o acompanhei durante 4 mandatos colaborando no dia a dia com aquele que foi o grande presidente da Câmara de Aveiro. Foi um privilégio. Era um homem sem vaidade, extremamente inteligente, íntegro e que valia por si próprio. Tinha visão antecipada dos problemas e colocou os interesses de Aveiro sempre em primeiro lugar”.

Numa cerimónia em participaram figuras como Fernando Ruas, Alberto Souto e José Ribeiro e Castro, Ribau Esteves elogiou a dedicação de Girão Pereira mas lamentou que o ex-autarca não tivesse tido a possibilidade de escrever a sua auto-biografia.

“Girão não fez tudo o que deveria ter feito. Esta obra que nos permite conhecer melhor boa parte da sua vida é uma aula que temos de amizade, hino à cidadania e ato que devemos multiplicar na construção da comunidade”.

Em representação da família, Jorge Girão Pereira, filho do autarca que faleceu há um ano, não escondeu orgulho no nome e em tom irónicolembrou que hoje estar “colado” a um nome político é encarado como nota negativa (com áudio).