Porto de Aveiro continuará a ser competitivo. 2023 será o ano para a tomada de decisões sobre a melhoria das acessibilidades à Barra.

2023-03-21 16:59

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Porto de Aveiro admite que 2023 venha a ser o ano para a tomada de decisões sobre a melhoria das acessibilidades à Barra.

Eduardo Feio, Presidente da APA, confirma que está a gerir pastas que vinham da Administração anterior, com estudos de engenharia sobre o reperfilamento da entrada na Barra e a capacitação para embarcações de maior porte.

O Laboratório de Engenharia Civil será uma das entidades envolvidas no estudo que irá levar a uma decisão e ao projeto final.

Para a Administração, trata-se de responder aos novos desafios do transporte marítimo sem perder de vista o segmento das embarcações de porte mais reduzido. (com áudio)

O Porto de Aveiro confirma estar a trabalhar no reperfilamento da entrada da Barra de Aveiro e no canal de navegação, até à bacia do Terminal Norte.

Eduardo Feio colocou ainda como desafios a criação de condições para o transporte ferroviário na zona de Atividades Logísticas para composições com 700 metros e a reabilitação da Avenida dos Bacalhoeiros, na Gafanha da Nazaré.

Lembra que, hoje, no universo portuário, movimentam-se cerca de 3 mil pessoas nos diferentes terminais e empresas "e a tendência é de crescimento".

Nuno Pires, Presidente da Comunidade Portuária, associou-se à apresentação do Programa Comemorativo dos 215 anos do Porto de Aveiro para lembrar que os grandes objetivos são manter o Porto competitivo. Um esforço que exige paz social e entreajuda com o envolvimento de empresas, administração e Universidade. (com áudio)