Ponte-Acude do Rio Novo do Príncipe está a concurso.

2017-03-28 09:50

Categoria: 

Concelho: 

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro anuncia a abertura de concurso para a construção da Ponte-Acude do Rio Novo do Príncipe.

O Conselho Intermunicipal aprovou o projeto e lançou concurso público da empreitada de “Infraestruturas Hidráulicas do Sistema de Defesa contra cheias e Marés no Rio Velho e no Rio Novo do Príncipe”, sendo a peça mais relevante desta obra, conhecida por Ponte-Açude do Rio Novo do Príncipe.

A obra tem um preço base de 8.537.379€ e um prazo de execução de 24 meses. O aviso do concurso foi publicado no Diário da República de 22 de março de 2017.

“Esta é uma importante obra para a gestão do Rio Novo do Príncipe, em Cacia, e de todo o Baixo Vouga Lagunar, tendo como objetivos principais a defesa do Baixo Vouga contra cheias e marés, além de várias vantagens complementares às que motivam a sua execução, como são a regularização do leito do Rio Vouga, a garantia de manutenção de uma toalha de água doce nesta zona baixa do Rio Vouga em época de baixa pluviosidade com coincidência de marés cheias, a qualificação das margens do Rio Novo do Príncipe, a acessibilidade direta da zona de Vilarinho aos campos do Baixo Vouga (perdida com a queda da ponte de madeira em 2014), entre outras”, salienta a estrutura liderada por Ribau esteves.

Esta obra é complementada pelo “Sistema de Defesa Primário do Baixo Vouga Lagunar” que tem no prolongamento do dique uma das suas principais componentes, estando a ser executado pela COBA para a CI Região de Aveiro o projeto de execução, com um custo de 670 mil euros.

foto: Magalhães Crespo