"Podemos tirar carros do centro urbano, com transportes públicos e mobilidade ciclável e pedestre " - Nelson Peralta.

2021-09-20 11:41

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Bloco de Esquerda levou a Semana da Mobilidade ao centro da cidade de Aveiro com a instalação de um jardim em lugar de estacionamento.

Nelson Peralta deixou crítica à falta de programa para assinalar a data e criticou o que diz ser uma política assente em “carros e betão”.

“Com este jardim provisório mostramos que é possível um modelo de urbanismo e de mobilidade diferente. Podemos tirar carros do centro urbano, com transportes públicos e mobilidade ciclável e pedestre. E assim dar mais espaço para usufruto e lazer das pessoas".

Peralta defendeu uma cidade com serviços de proximidade.

“Também o modelo de urbanismo deve mudar para a chamada cidade dos 15 minutos, isto é, um espaço urbano onde os serviços e as coisas essenciais para a nossa vida estão a uma distância a pé ou de bicicleta de 15 minutos. Assim também se reduz drasticamente a circulação automóvel, com maior qualidade de vida".

A crítica alargou-se à expansão de centros comerciais e à forma como se processa a vida em cidade.

"Lamentavelmente, o executivo municipal PSD/CDS tem insistido em menos transportes públicos, em vias inseguras para peões e bicicletas e num ordenamento do território onde tudo se deve fazer de carro. Exemplo disso são os novos hipermercados e a ampliação do centro comercial Glicínias com a construção de um parque de estacionamento gigantesco. Para coisas essenciais, como ir às compras, o conceito vigente é de o fazer de carro. Queremos mudar este modelo”.