Perguntas sobre despoluição da Pateira de Fermentelos chegam ao Parlamento Europeu.

2021-03-07 14:40

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O eurodeputado bloquista José Gusmão esteve em Óis da Ribeira, em Outubro do ano passado, e as questões sobre o futuro da lagoa chegaram, agora, ao Parlamento Europeu.

A Pateira de Fermentelos é a maior lagoa natural da Península Ibérica, classificada como Zona Húmida de Importância Internacional, tida como ecossistema com um valor inestimável para o ambiente e para a população.

Além da proliferação de espécies invasoras, tem sido noticiada a poluição das águas da Pateira e do rio Cértima (sua principal fonte de alimentação), alvo de recorrentes descargas de efluentes não tratados, que originam a morte de milhares de peixes.

As águas do rio Cértima são ainda utilizadas para irrigar terrenos de cultivo, pelo que a sua poluição, segundo o BE, pode colocar em risco a saúde pública.

O BE diz ser “inadmissível que equipamentos de tratamento de águas residuais sob a alçada de entidades públicas sejam um dos focos de poluição destas águas”.

Fala em urgência de plano para a proteção deste ecossistema.

“Tendo em conta a importância internacional desta lagoa e a Diretiva-Quadro da Água, o que fará a Comissão para instar as autoridades portuguesas a tomar medidas para o fim da contaminação desta água e aplicação de um plano de despoluição?” é a pergunta apresentada junto das entidads europeias.