Pedro Nuno Santos defende que Portugal está a inverter o rumo de políticas de austeridade.

2016-03-21 09:27

Categoria: 

Concelho: 

Pedro Nuno Santos espera que cada socialista se veja "como um soldado” na defesa do trabalho e do projeto político do Governo. Declarações em Arouca, no encerramento do 17º Congresso Federativo Distrital do PS que confirmou o "braço direito" de António Costa como líder distrital.

Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares no Governo de António Costa, o líder distrital defendeu um projeto em torno do estado social e acusou ainda o Governo de Passos Coelho de enfraquecer o sistema nacional de saúde e a educação pública. "É possível viver melhor em Portugal sem romper com a União Europeia".

“A maioria de esquerda mostrou que é possível e obrigatório recuperar rendimentos, restituir dignidade, combater a pobreza e as desigualdades e, assim, devolver a esperança". Pedro Nuno Santos lembrou que as gerações mais novas não sabem o que é trabalho com estabilidade e que é necessário lutar por direitos.

Nas prioridades para o distrito definiu a saúde, a defesa da costa e a mobilidade do interior para o litoral como pilares com destaque para as ligações viárias a Arouca, Castelo de Paiva e Sever do Vouga.

O presidente da concelhia de Ílhavo do PS aproveitou o congresso distrital para lançar o debate em torno de alterações ao modelo de organização e democratização dos poderes locais e regionais. Sérgio Lopes defende que a eleição direta não pode chegar apenas às Áreas Metropolitanas em 2017.

“Este é um debate importante que devemos fazer no PS, no país. Iniciemo-lo em Aveiro. Um debate que defina escolhas quanto às competências de cada nível da administração, ao nosso sistema eleitoral, ao reforço da capacidade das oposições, ao financiamento das autarquias. Um debate que construa soluções amplamente reflectidas para que os portugueses vivam num país como um todo, inteiro, coeso, para que estejam de bem com a nossa democracia”.