'A Pedalar é que a gente se entende' anima Concelho de Ílhavo.

2020-01-06 15:30

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A iniciativa 'A Pedalar é que a gente se entende' marca a semana em que se assinala o 7.º aniversário do Fórum Municipal da Maior Idade, na Gafanha da Nazaré, espaço inteiramente dedicado a pessoas com mais de 60 anos.

Durante cinco dias serão apresentadas várias iniciativas que, este ano, refletem a temática da mobilidade ciclável na Maior Idade.

Da programação destacou-se, esta segunda-feira, a Pedalada Sénior, num percurso em bicicleta pela Freguesia da Gafanha da Nazaré. (com áudio - Fátima Teles, CMI)

Haverá oficinas de pintura, jogos intergeracionais, percursos de bicicleta e prevenção rodoviária, exposições, cinema e música.

Da programação destaca-se, esta segunda, a assinatura de uma adenda ao protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Ílhavo e o projeto GAFe Bike Lab, da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, que irá permitir o apoio técnico na reparação e manutenção de bicicletas e a partilha de experiências entre os jovens e os idosos..........

A semana começou às 10h00 com a 'oficina de pintura - Bicicleta e os Maiores', jogos de mesa e o Circuito de Bicicletas.

Na terça-feira, dia 7 de Janeiro, há a abertura de uma exposição com as 'Geringonças de Manuel Ramos', que será tema de conversa sobre as 'Bicicletas das Nossas Vidas', que conta com o criador de bicicletas Manuel Ramos, António Rodrigues do projeto GAFe BIKE LAB e Sílvia Freitas do ‘Pedalar sem Idade’ do Porto.

Pelas 16h15 será o momento de cantar os parabéns ao Fórum, encerrando o dia com um concerto, pelos MusaRia.

A semana terminará com três dias dedicados à mobilidade ciclável para idosos, com percursos pelas ciclovias do Município através do projeto 'Pedalar sem Idade' destinado, essencialmente, a idosos dependentes que irá disponibilizar a 'Ventoleta', uma bicicleta elétrica destinada aos seniores com dificuldades motoras.