PCP segue processo de certificação do leitão da bairrada.

2018-05-03 12:40

Categoria: 

Concelho: 

O PCP está a promover visitas temáticas relacionadas com a valorização do Leitão da Bairrada.

No primeiro de dois dias, foram realizados encontros com a Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada e com a APOMA que está na trabalhar para o processo de certificação. Foi ainda realizada uma visita à uma pequena exploração familiar de leilões.

O Leitão da Bairrada representa uma dos mais valiosos ativos gastronómicos da região. Miguel Viegas considera que existe ainda “muito potencial por explorar à volta desta iguaria”.

Procurando recolher informação sobre o processo de certificação em curso do Leitão da Bairrada, o PCP, através do seu deputado no Parlamento Europeu, Miguel Viegas, ao longo das várias reuniões e visitas, sublinhou o importante papel que pode desempenhar esta atividade como “autêntica alavanca de desenvolvimento com capacidade para voltar a dinamizar o mundo rural que já conheceu melhores dias”.

A certificação do leitão levanta problemas complexos que vão da genética dos animais e à sua alimentação, passando pelo abate e confeção.

“Todos os agentes estão conscientes das dificuldades, assim como na necessidade de criar uma estratégia inclusiva e destinada a criar e distribuir valor pelos oito concelhos que irão formar a zona de delimitação da produção do leitão da Bairrada”.

O PCP espera que as entidades públicas, designadamente os municípios e o ministério da agricultura, possam dar o seu contributo.