PCP reunido com reitoria da UA e Associação Académica.

2019-05-14 10:24

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Miguel Viegas, deputado do PCP no Parlamento Europeu acompanhado de Ana Valente, mandatária distrital da candidatura da CDU ao Parlamento Europeu, estiveram ontem reunidos com a direção da Associação Académica e com a Reitoria da Universidade de Aveiro.

Ambas as reuniões serviram para conhecer melhor a Instituição e o seu papel fundamental para o desenvolvimento da região de Aveiro.

Da reunião com os alunos, ficou a preocupação com a necessidade de melhorar a ação social e aumentar a coesão de todos os alunos das diversas escolas espalhadas pelo distrito (Oliveira de Azeméis e Águeda).

A preocupação com a falta de residências e a necessidade de requalificação as mais antigas foi igualmente uma preocupação registada pela delegação da CDU.

Quanto à reunião com o Reitor da Universidade de Aveiro, o PCP regista a preocupação com a valorização dos recursos humanos.

Com cerca de um ano de mandato, várias centenas de investigadores até então sem qualquer vínculo passaram a estar abrangidos por um contrato de trabalho.

“Ao nível do PrevPap, são de registar passos positivos, sempre condicionados aos constrangimentos orçamentais que continuam a limitar o alcance destas medidas. A necessidade de manter a excelência na produção científica e a ligação da academia aos tecido produtivo são outros eixos fundamentais que a CDU naturalmente acompanha”.

A captação de fundos europeus, sobretudo ao nível do Horizonte 2020, foram igualmente objetivo de análise. Os deputados do PCP no Parlamento Europeu sempre defenderam que parte deste envelope deveria ser distribuído por quotas nacionais. “Infelizmente não é essa a orientação da UE que manteve o caráter competitivo da totalidade do fundo, colocando dificuldades a instituições de países de menor escala”.

A CDU entende que a UA continuará a ter “papel decisivo” na capacitação científica da nossa região, seja em termos de produção científica seja em termos de formação de recursos humanos.

“Numa região onde predominam as micro, pequenas e médias empresas é fundamental que o Estado promova, juntamente com a Universidade de Aveiro, programas específicos de transferência de conhecimento que modernize o aparelho produtivo da região”.