PCP questiona Ministério da Saúde sobre encerramento de USF de São João de Ovar.

2020-11-13 07:50

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Comissão Concelhia de Ovar do Partido Comunista Português (CCO do PCP) tomou conhecimento do encerramento, provavelmente até ao dia 18 de Novembro, da USF de São João de Ovar, no Concelho de Ovar.

Esta Unidade de Saúde Familiar foi encerrada com a justificação do plano de contingência da COVID-19, consequentemente as consultas programadas foram suspensas tendo os utentes que aguardar contacto para a sua remarcação.

Lembra que a população por ela servida vive numa realidade em que “não existe uma rede de transportes públicos capaz de dar resposta às necessidades, pelo que esta medida privará a população do acesso a cuidados de saúde primários”.

Reforça que a actual crise sanitária “colocou em evidência a importância da defesa dos serviços públicos e em particular do Serviço Nacional de Saúde”.

“O SNS para além de assegurar a resposta no tratamento dos doentes com COVID-19, garantir a atividade assistencial a todas as outras situações de doenças crónicas, agudas e urgentes, sendo elevado o número de utentes que continuam a precisar de vigilância médica e de enfermagem, que ficam com o encerramento desta Unidade de Saúde Familiar sem o acompanhamento necessário”.

O Grupo Parlamentar do PCP vai interpelar o Ministério da Saúde a pedir “esclarecimentos necessários”.