PCP quer atenção especial à produção biológica.

2017-03-22 14:37

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Miguel Viegas, deputado do PCP no Parlamento Europeu, esteve nos concelhos de Ovar e Estarreja em contactos com produtores biológicos de mirtilo com os produtores a defenderem uma melhor e mais dirigida fiscalização por forma a aumentar a confiança dos consumidores relativamente à este mercado emergente.

Foi defendido que o Plano de Desenvolvimento Rural apoie mais a produção biológica tendo em conta os elevados custos de produção, mas também os serviços prestados por este setor na preservação do meio ambiente e da biodiversidade.

A contaminação por culturas convencionais, a disponibilização de produtos que ainda não estão homologados em Portugal e as tentativas de introduzir Organismos Geneticamente Modificados neste setor foram temas igualmente abordados.Num momento em que está em discussão a revisão do regulamento da UE de 2007 sobre produção biológica, Miguel Viegas assume que é importante agir.

“No quadro do PDR, é necessário dar resposta para a falta de pagamento das ajudas, parte das quais secaram desde 2015. Neste sentido, o PCP, seja a nível local, regional, nacional ou da UE, irá acompanhar estas questão, procurando defender a produção nacional”.