PCP preocupado com flexibilização de horários no setor têxtil.

2018-06-04 16:15

Categoria: 

Concelho: 

O PCP dedicou atenção ao sector têxtil com visita e audição de deputado Miguel Viegas.

De visita a empresas do setor, Miguel Viegas falou das dificuldades de adaptação a um mercado cada vez mais globalizado.

Sendo este sector específico muito intensivo em capital, é no custo energético onde esta diferença é mais gritante. As candidaturas aos apoios da União Europeia são outro aspecto crítico tendo em conta a elevada burocracia e morosidade dos processos que dificulta o acesso a muitas PMEs.

“Contrariamente ao discurso da Comissão Europeia, a tão apregoada simplificação dos regulamentos associados aos fundos estruturais ainda não chegou ao terreno”, refere Miguel Viegas.

O eurodeputado lembra que os aumentos do Salário Mínimo Nacional, que é aplicado a boa parte dos trabalhadores, “não provocou nenhuma hecatombe como previam as instituições europeias e todos os habituais comentadores da área económica”.

“Antes pelo contrário, tivemos um aumento do emprego e a perfeita noção de que era claramente possível elevar o salário mínimo para os 600 euros sem beliscar o funcionamento das empresas”.

A flexibilização dos horários é, hoje, um dos problemas enfrentados pelos trabalhadores. “A presença de empresas de aluguer de mão-de-obra acaba por fomentar esta exploração, precarizando ao máximo as relações laborais”.