PCP preocupado com estado de conservação do viaduto de Esgueira.

2020-01-23 07:52

Categoria: 

Concelho: 

A Comissão Concelhia de Aveiro do Partido Comunista Português manifestar “preocupação” pelo estado de conservação do viaduto de Esgueira, em Aveiro.

Esta estrutura, dos anos 80, decorada com painéis cerâmicos do artista aveirense Vasco Branco, tem merecido referências pelas fissuras, pela água que acumula e pela iluminação.

É considerado estruturante nas travessias entre Esgueira e a zona mais central da cidade.

Em 2003 foi detetado o abatimento da estrutura superior sob a linha de comboio e a estrutura alvo de monitorização.

Mas o PCP diz que está por fazer uma qualificação mais profunda ao nível da acessibilidade para peões

“As instalações pedonais, quer ao nível superior, quer inferior, carecem de asseio e limpeza urgentes, substituição e valorização dos painéis cerâmicos degradados ou destruídos, requalificação dos varandins de segurança, assunção de medidas que ponham cobro aos cursos de água (agravados pelas chuvas) que inundam o piso inferior, requalificação total do sistema de iluminação que, por um lado interrompa os ciclos constantes de ausência de iluminação, e por outro dote o viaduto de um sistema luminoso que elimine a sensação de insegurança aos transeuntes”, refere o PCP.

O Partido Comunista diz conhecer as intenções manifestadas pelo executivo camarário para a rede viária daquela área do Município mas salienta que falta uma intervenção no túnel.

“O PCP sublinha o carácter urgente deste conjunto de intervenções no Viaduto, apelando ao empenhamento da população para esta pretensão”.

A autarquia tem em marcha os projetos de duas rotundas nos extremos do túnel e assegura a recuperação dos elementos de arte urbana nas paredes do viaduto.