PCP pede respostas à UE sobre redução de quotas na pesca da sardinha.

2015-09-04 11:27

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O grupo europeu em que se integra o PCP quer propostas concretas para o futuro da pesca da sardinha. Num momento em que o sector da pesca da sardinha viu agravadas as condições em que vinha laborando, com ameaça de redução de quotas, os deputados do PCP ao Parlamento Europeu pedem ação.

Lamentam o chumbo de uma proposta de alteração ao Orçamento da União Europeia que propunha a criação de um projecto-piloto sobre a problemática da Sardinha com aposta no aprofundamento do conhecimento da pescaria com particular enfoque no declínio do stock nos últimos anos e, a par deste, a definição de medidas de apoio à frota do cerco, incluindo medidas de emergência de apoio à frota.

Esta proposta, apresentada já no início de Junho, foi chumbada na Comissão das Pescas com 3 votos a favor e 18 votos contra. A Comissão das Pescas integra todos os grupos políticos do PE.

João Ferreira, eurodeputado eleito pelo PCP, questionou os valores atribuídos aos pescadores e armadores da Sardinha, que diz o Governo serem condicionados pela legislação europeia, o que tem sido contestado pelo Sector.