PCP defende reforço do papel da "Escola Pública".

2015-09-22 14:26

Categoria: 

A candidatura da CDU dedicou o dia de campanha à defesa da educação pública. No concelho de Aveiro, os candidatos Miguel Viegas, Andrea Araújo, Tânia Simões e Renata Costa estiveram à porta da EB1 de Vera Cruz, em contactos com pais e funcionários. Diz que é o espelho de uma política com obras pagas por fundos comunitários mas que esquece os meios humanos para o seu funcionamento.

“A escola EB1 de Vera Cruz funciona neste momento apenas com três funcionários, sendo um deles destacado de forma permanente para a porta de entrada. Ou seja, sobram apenas duas funcionárias para 175 alunos, incluindo todas as tarefas de manutenção e limpeza das salas e instalações sanitárias”.

Para a candidatura da CDU este exemplo realça “os perigos da municipalização do ensino”, processo através do qual o governo entrega responsabilidades às autarquias que “manifestamente não possuem condições técnicas, humanas e materiais para cumprir com este papel”.

No início da tarde, Miguel Viegas deslocou-se à Universidade de Aveiro, onde teve oportunidade de contactar com dezenas de estudantes e registar a situação de preocupação quanto à permanência no ensino superior. Incertezas levantadas pelos custos de frequência dos cursos e pela falta de emprego em Portugal.

A CDU propõe a distribuição gratuita dos manuais escolares e manifesta-se contra a constituição dos mega agrupamentos. “A CDU, no seu projeto, defende a defesa e o reforça da escola pública e entende que só o Estado está em condições de garantir a universalidade e a qualidade deste direito”.

A campanha reservou para quarta um dia dedicado ao contacto com trabalhadores em Vale de Cambra e Ovar.