Pavilhão e piscinas do IPDJ com obra de reabilitação de 2.8 milhões.

2021-02-05 07:40

Categoria: 

Concelho: 

O Executivo Municipal de Aveiro deliberou aprovar os projetos de execução e a abertura do concurso público para as obras de requalificação e reabilitação da Piscina e do Pavilhão do IPDJ, agora na posse da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) por 20 anos, e que têm como gestores e utilizadores principais o Galitos e o Alavarium (respetivamente).

O concurso tem um valor base global de 2.8 milhões e está dividido em dois lotes.

O Lote 1 corresponde à requalificação e reabilitação da Piscina, com um valor base de 1.335.600€ e o Lote 2 referente à reabilitação do Pavilhão, com o valor base de 1.535.940€.

As empreitadas vão tratar da reabilitação global das infraestruturas, com o melhoramento da eficiência energética e qualidade da ventilação dos edifícios, recuperação dos pavimentos e paredes, qualificação das salas de apoio e balneários, infraestruturas elétricas e de águas pluviais, além da manutenção dos sistemas de abastecimento das Piscinas.

Esta semana fica marcada pelas decisões em mais um pacote de empreitadas.

Foi adjudicada a requalificação da Capela de Nossa Senhora da Saúde, em São Bernardo, por 36 mil euros.

A intervenção irá visar a substituição integral da cobertura terminando com problemas de infiltrações por águas pluviais, a reparação de várias fissuras no interior da Capela, o restauro das janelas de vidro decorativo e a substituição do pavimento em linóleo por um pavimento em soalho de madeira, por forma a proporcionar maior conforto aos utilizadores.

Serão também renovados os revestimentos exteriores e interiores com a realização de novas pinturas, ao mesmo tempo que se requalificará a rede elétrica rede iluminação..

Foi adjudicada empreitada para arranjos urbanísticos em Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz.

Investimento de 622 mil euros na execução de trabalhos em 20 arruamentos, com repavimentação, recuperação de passeios, mobiliário urbano, sinalização vertical e horizontal, bem como a manutenção de espaços verdes, promovendo mais conforto e segurança para peões e condutores.

Finalmente, foi adjudicada a requalificação da Rua de São Martinho, Praça Dr. Ferreira Soares e Rua Aires Barbosa num investimento de 142 mil euros.

O projeto prevê a qualificação da zona de estacionamento e das caldeiras das árvores e dos passeios, bem como reabilitar o parque arbóreo local.

Na Praça Dr. Ferreira Soares, (em frente ao Cemitério Sul) será reorganizado o estacionamento e as zonas verdes.

A obra irá tratar também da renovação do pavimento e do mobiliário urbano, organizar os locais para a deposição dos resíduos e cuidar das infraestruturas de águas pluviais.

A empreitada vai dar continuidade ao trajeto ciclável entre a Estação da CP e a Universidade de Aveiro, promovendo as acessibilidades para peões e cidadãos de mobilidade reduzida, com o rebaixamento do lancil e colocação de pavimento tátil nas zonas das passadeiras.

As obras públicas que mereceram a confrontação de pontos de vista entre PS e Maioria.

O partido da oposição representado no executivo entende que a Câmara deve acautelar devidamente a frente de obras em curso no concelho para evitar atrasos e conflitos.

Manuel Sousa defende que deve ser fomentado o debate sobre os projetos.

Ribau Esteves diz que não há falta de envolvimento ou de informação mas assumiu que vai reforçar os relatórios com informação sobre as obras públicas.