'Parque Urbano das Marinhas' quer "transformar" zona da antiga Lota em área social.

2023-03-22 17:28

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Gabinete "Dois Arquitetos", liderado pelos arquitetos Nuno Costa e Catia Alexandre, venceu o Concurso de Ideias para a zona da antiga Lota com o 'Parque Urbano das Marinhas' com o desejo de ver criado um parque urbano na frente ribeirinha.

Ideia a concurso que arrecadou um prémio de 50 mil euros e o sonho de ver aproveitada a aposta numa ocupação que, segundo os promotores, quer explorar o conceito de Parque Urbano.

O Gabinete 'Dois Arquitectos' assume a importância deste trabalho criativo, entretanto realizado.

Diz que tratando-se de uma área nobre da sua própria cidade, procurou defender a visão de residentes com uma exploração de um conceito que permite o funcionamento da área como ponto de encontro, área comercial, residencial e hoteleira e espaço de lazer onde será possível encontrar espaço para ancoradouro náutico. (com áudio)

O Gabinete de Aveiro, que venceu o Concurso, deixou a sua explicação sobre a proposta apresentada.

Quanto ao futuro da antiga Lota de Aveiro, Ribau Esteves fez a defesa do 'método de trabalho'. 

Vários setores reprovaram a aposta no Concurso de Ideias por não ter uma discussão em torno dos objetivos e do que se pretende para o futuro da cidade lagunar. 

O Presidente da Câmara de Aveiro diz que a participação pública "não pode ser um exercício sem qualificação". (com áudio)

A Câmara de Aveiro apresentou os vencedores dos Concursos de Ideias, e entregou os prémios, numa cerimónia realizada, hoje, em Aradas.

Quanto ao futuro do antigo Colégio Dr. Alberto Souto, que no futuro será espaço de atividades criativas, a proposta vencedora é assinada por Gonçalo Louro e Cláudia Santos (Porto).

Recebe um prémio de 20 mil euros e pode garantir a elaboração do estudo prévio orçado em 82.500 euros.

Os responsáveis afirmam tratar-se de um desafio interessante uma vez que na zona do Arquivo Distrital e do antigo Colégio "não existe a densidade das grandes áreas urbanas". 

Cuidar dessa ligação em cada um dos edifícios existentes e a construir foi a principal tarefa. (com áudio)

O autarca de Aveiro diz que os processos seguem o seu curso com o aprofundamento do trababalho.

No caso da antiga Lota, tudo está, ainda, na fase em que a tutela dos terrenos é negociada entre o Governo, a Administração Portuária e a Câmara de Aveiro.