Parlamento debate proposta para a criação de parque natural da região de Aveiro.

2021-10-13 15:00

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Parlamento discutiu hoje a proposta para a criação do Parque Natural da Região de Aveiro.

A votação será sexta-feira mas o debate foi mantido hoje por iniciativa do Bloco de Esquerda que apresentou a proposta.

O projeto de resolução propõe a criação de um Parque Natural que abranja as atuais sete áreas protegidas e classificadas da Ria de Aveiro, rio Vouga, Dunas de São Jacinto e Pateira.

O deputado Nelson Peralta apresentou a proposta para a criação deste parque natural que “permitirá a gestão comum, coerente e integrada destas áreas classificadas do território continental de elevado valor ecológico, estético e paisagístico, e de grande interesse para a conservação da biodiversidade, bem como para a mitigação e adaptação aos efeitos da crise climática”.

Como a proposta refere, um “parque natural é uma área que contenha predominantemente ecossistemas naturais ou seminaturais, onde a preservação da biodiversidade a longo prazo possa depender de atividade humana, assegurando um fluxo sustentável de produtos naturais e de serviços”.

O Bloco de Esquerda acredita que há condições para dar corpo a esta ação e espera que a proposta possa “reunir os votos suficientes para ser aprovada, considerando que esta é uma medida essencial para promover e valorizar a região e também para mobilizar fundos para a conservação e para apoio a atividades económicas”.