PAN solidariza-se com coletivos ambientais e pede respostas à Câmara sobre incidente em São Bernardo.

2020-11-14 17:51

Categoria: 

Concelho: 

O PAN segue o apelo de ASPEA e Juntos pelo Rossio e pede à Câmara de Aveiro que averigue o que aconteceu, esta sexta, dia 13 de Novembro de 2020, numa obra pública em São Bernardo, a propósito de incidentes reportados por dois cidadãos na Assembleia Municipal de Aveiro.

O grupo municipal do Pessoas Animais Natureza “solidariza-se” com a indignação que ditou o protesto por entender que “reiteradamente, a Câmara Municipal de Aveiro tem abatido árvores saudáveis, que não constituem nenhum problema em matéria de segurança e não interferem com a circulação pedonal”.

O PAN reconhece a legalidade da obra mas também o direito à sua suspensão mediante fundamentação com suporte legal.

Assegura que não existiu nenhum tipo de agressão às pessoas que estavam a realizar a obra, nem razão causadora para qualquer tipo de desordem pública.

“Independentemente da fundamentação legal e da forma de interpelação, o PAN quer expressar a sua total indignação e repulsa pela forma como os Executores da obra reagiram, presumindo que não estavam mandatados pela Câmara para tal comportamento contra cidadãos aveirenses, aplicando o medo e a violência como argumento cívico. Não há justificação possível para este tipo de comportamento em um Estado de Direito”.

O PAN questiona a Câmara Municipal de Aveiro sobre a necessidade de presença prévia de membros da Proteção Civil e da Polícia Municipal, sobre a presença de um técnico que acompanhasse as obras, quer saber se a equipa subcontratada pela Câmara Municipal de Aveiro comunicou este incidente à autarquia, porque razão se ausentou do local e não aguardou pelas entidades policiais, se a Câmara Municipal vai continuar a colaborar com esta empresa depois do sucedido e se se revê na reação e comportamento da referida Empresa.