PAN não quer circo com animais em Aveiro.

2022-09-07 09:43

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O PAN não quer circo com animais em Aveiro.

Leva a debate uma proposta de recomendação para analisar na próxima Assembleia Municipal, que terá lugar no dia 9 de setembro, onde se prevê que Aveiro deixe de receber no seu espaço público circos que realizem espetáculos com recurso a animais e, também, que estas actividades circenses que continuam a utilizar animais não recebam qualquer tipo de apoio financeiro ou institucional.

A Lei nº 20/2019, de 22 de fevereiro, estabelece o fim da utilização de animais selvagens nos circos portugueses e a entrega dos animais nos 6 anos seguintes à entrada em vigor da lei.

O PAN defende que “os animais não devem ter lugar no circo, onde vivem uma vida aprisionada e, muitas vezes, de maus-tratos”.

“Pelo contrário, deve haver uma reconversão profissional, tal como previsto na legislação”.

Lembra que existem companhias de circo, mundialmente reconhecidas, que nunca utilizaram animais nos seus espetáculos.

“Este deve ser o caminho. Já várias dezenas de países, entre estes alguns países europeus, baniram a utilização de animais nos circos. Na Europa há, de facto, uma cada vez maior pressão para que isso aconteça. Em Portugal, também, vários municípios deixaram de aceitar espetáculos circenses com animais, como é o caso do Funchal e do Porto. Esperamos que Aveiro possa dar esse passo também em direcção à modernidade”, adianta a Comissão Política do Pessoas - Animais - Natureza de Aveiro.