PAN critica declarações do Bastonário dos Veterinários em Aveiro.

2018-07-06 14:37

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O PAN encara como positiva a campanha animal lançada pela Câmara de Aveiro mas apela a que seja dada prioridade ao que deve ser considerado prioritário. O Pessoas – Animais – Natureza lembra que não há nem vai haver canil até 2020 e que a esterilização é fundamental.

E deixa críticas ao Bastonário dos Médicos Veterinários que falou em cenário dramático com abandono animal devido às dúvidas em torno da nova lei que vigora a partir de Setembro.

“Só por desconhecimento integral do que se passa na sua área da actuação, é que o Bastonário poderia acompanhar a fragilidade de argumentação do Executivo em relação à interpretação e aplicação à Lei. Esperemos que tenha sido apenas um dia mau”.

Reitera o PAN que é “prioritário realizarem-se as campanhas de esterilização e de adopção de animais errantes, algo que a Câmara Municipal de Aveiro ainda não fez até ao momento, detectando-se a intenção de colocar as campanhas de marketing e os parques caninos em primeiro lugar”.

Defende ainda a implementação dos programas CED para as colónias de gatos - Captura, Esterilização, Devolução – também previsto na Lei e que a autarquia termine com a proibição de alimentar os animais de rua.

“Independentemente de considerarmos o anúncio das medidas positivo, ainda mantemos algum cepticismo em virtude de continuarem a morrer animais envenenados e atropelados nas ruas do Concelho, sendo que muitos outros têm desaparecido sem deixar rastro”.

O PAN gostaria de ver a autarquia criar uma comissão de acompanhamento e defende que parte das medidas anunciadas já poderiam em estar marcha desde o início do mandato.