Ovar: PSD quer acabar com agregação de freguesias.

2018-10-05 14:52

Categoria: 

Concelho: 

O PSD Ovar reivindica um Município composto “novamente por 8 freguesias autónomas”.

No momento em que é conhecida a saíde do presidente da concelhia do executivo por divergências com o autarca vareiro Salvador Malheiro, o Grupo do PSD na Assembleia Municipal de Ovar apresentou moção sobre a desagregação da União de Freguesias e viu a proposta ser aprovada por unanimidade.

Tema consensual no PSD que espera ver o PS dar "empurrão" decisivo no regresso ao formato anterior à lei Relvas.

O Grupo do PSD na Assembleia Municipal de Ovar apresentou, na sessão extraordinária da do passado dia 3 de outubro, uma moção com vista à desagregação da actual União de Freguesias de Ovar, Arada, S. João e S. Vicente Pereira Jusã, de forma a que o Município de Ovar volte a ser constituído por 8 freguesias com estatuto autónomo.

A proposta, que viria a ser aprovada por unanimidade, com os votos favoráveis de PSD, PS, BE, PCP e CDS, prevê que sejam promovidas “todas as ações que se mostrem necessárias e adequadas” a encetar por todos os Grupos Municipais que integram esta Assembleia.

Na intervenção em que apresentou a proposta, Manuel Reis, líder da bancada social-democrata na Assembleia Municipal de Ovar, desafiou os vários partidos locais a serem consequentes com as promessas constantes dos seus programas eleitorais, deixando um repto particular ao Partido Socialista.

“O PS nacional tinha até no seu programa eleitoral a promessa de, mal chegasse ao Governo, reverter a agregação das freguesias unidas. Pois já passaram 3 anos e nada fizeram”, criticou o social-democrata.

Já Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, recordou que em 2012, quando era Vereador na oposição, o PSD “em sede de reunião de Câmara, criticou o Executivo em permanência da altura, do Partido Socialista, quando este decidiu sujeitar-se a uma reforma feita a partir de Lisboa, com a agregação das 4 freguesias”.