Ovar: PSD apela aos cidadãos de Ovar que recusem encaminhamento para serviços de saúde em Aveiro.

2023-09-07 07:13

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O PSD de Ovar desafia os cidadãos de Ovar a recusarem o encaminhamento para Aveiro em caso de cuidados de saúde até que o Governo reveja a opção pela integração das unidades de saúde vareiras na futura Unidade Saúde Local do Baixo Vouga.

Recorde-se que autarcas, partidos e cidadãos queriam garantir integração na ULS Entre Douro e Vouga tendo como hospital de referênciação o São Sebasteão, na Feira, pela proximidade.

Apesar de garantir liberdade no acesso, o Governo acabou por determinar a integração na ULS do Baixo Vouga.

“Apelamos a que as pessoas de Ovar que necessitem de atos médicos hospitalares se recusem expressamente, perante qualquer estrutura de saúde ou de apoio à saúde (Bombeiros, INEM) a ir para Aveiro”.

A concelhia do PSD diz que não ficou “inequivocamente” prevista, “tal como tinha sido prometido pelo Senhor Ministro da Saúde, a referenciação dos Utentes de Ovar para os Hospitais da zona norte em concreto o Hospital de São Sebastião, a Comissão Política do PSD Ovar, acompanhando a posição dos órgãos autárquicos do município, Câmara e Assembleia Municipal, expressa, mais uma vez, a sua total discordância e oposição a esta medida imposta pelo atual Governo”.

“A responsabilidade da criação das ULS, que abrange vários hospitais e ACES no país, mas em particular a integração do Hospital de Ovar na ULS-RA, é da exclusiva responsabilidade do atual Governo que não atendeu, em nada, repete-se, em nada, às justas reivindicações da população de Ovar através dos seus representantes Câmara Municipal e Assembleia Municipal”.

A concelhia critica a tomada de decisão e diz que as políticas “não podem ser contra as pessoas” e acusou o PS de “má consciência” nas posições assumidas contra os eleitos locais em “algo que é de exclusiva responsabilidade do Governo da nação que é do Partido Socialista”.