Ovar: Ministra da Saúde garante reabertura de extensões de saúde.

2020-07-02 12:11

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Ministra da Saúde garante reabertura das extensões de saúde de Ovar logo que estabilize a fase de combate à pandemia..

Garantia dada em debate no Parlamento com a presença de Marta Temido.

O deputado do BE, Nelson Peralta, questionou a Ministra da Saúde sobre a reposição dos cuidados primários de saúde no concelho de Ovar e de Aveiro que durante a presente pandemia foram reduzidos ou deslocalizados.

Em resposta à interpelação do Bloco, a Ministra garantiu que é decisão do governo reabrir as extensões de Ovar assim que estejam reunidas as condições de segurança e saúde pública e que o seu fecho definitivo está afastado.

Na audição na Comissão Parlamentar da Saúde, o Bloco reconheceu que os cuidados primários de saúde são “essenciais” na resposta à pandemia covid-19, nomeadamente para evitar hospitalização de diagnosticados e garantir o seu seguimento.

Referiu que devem assim ser reajustados em momento de pico de infeções, mas passada essa realidade devem voltar a garantir os serviços normais.

As USF de Ovar e o encerramento das unidades de saúde de Requeixo e de Nariz foram chamados ao conhecimento da Ministra.

O deputado alertou que estas novas limitações aos cuidados de saúde primária, agravados pela falta de transportes públicos coloca em causa “um bom serviço às populações”.