Ovar: Deputada defende reabertura de centros de saúde.

2020-05-21 08:45

Categoria: 

Concelho: 

A deputada do PSD Carla Madureira reclama a abertura urgente dos polos da Unidade de Saúde Familiar (USF) Laços em Arada, da USF Alpha em São Vicente de Pereira e do centro de saúde de Ovar no Furadouro, encerradas na sequência da pandemia associada à doença COVID-19.

Numa audição regimental à ministra da Saúde, a parlamentar social democrata sublinhou a vulnerabilidade da população servida por estas unidades.

“Entendemos que seria importante a reabertura imediata destas estruturas no sentido de evitar a concentração de utentes nas unidades de maior dimensão e que os idosos tenham que fazer grandes deslocações para acederem aos cuidados de saúde”.

A outro nível, na mesma intervenção, Carla Madureira classificou como “imoral” a eventual cobrança de taxa pela inscrição de unidades de saúde provisórias no âmbito do combate à COVID-19 no Sistema de Registo de Estabelecimentos Regulados, como é o caso do “Hospital Anjo d'Ovar”.

“Vem agora a Entidade Reguladora da Saúde notificar os municípios que criaram hospitais de campanha ou centros de rastreio de resposta à COVID-19, obrigando-os a inscreverem-se no Sistema de Registo de Estabelecimentos Regulados”.