Ovar: Autarquia suporta aumentos do tarifário do sistema de resíduos.

2021-01-16 08:18

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Ovar aprovou o Tarifário do Sistema de Resíduos para 2021 custeando os aumentos aplicados pelo Governo.

Foi aprovada, na última reunião de Câmara, a proposta de Tarifário de Sistema de Gestão de Resíduos para 2021. 

O diferencial entre o aumento definido e o montante a pagar pelos munícipes ronda os 390 mil euros. 

Recorde-se que a Câmara Municipal de Ovar, enquanto entidade gestora do Sistema Municipal de Recolha de Resíduos Urbanos, deve definir anualmente as tarifas a aplicar ao utilizador final, conforme estabelecido no Regulamento Tarifário do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos. 

Para 2021, o Governo introduziu aumentos substanciais, nomeadamente na TGR (Taxa de Gestão de Resíduos), que passou de 11 euros a tonelada para 22 euros a tonelada. 

No entanto, a autarquia vareira entende que, no atual contexto de Pandemia, o utilizador não deve ser penalizado pelo aumento de taxas e vai manter o Tarifário de Resíduos Urbanos de 2020 para 2021 e reduzir as tarifas de RCD’s (Resíduos de Demolição e Construção), assumindo os encargos excedentes. 

Para Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, “atendendo à atual crise pandémica, social e económica, não era justo onerar a nossa população com mais encargos financeiros e entendemos que o Governo, através da APA – Agência portuguesa do Ambiente, também não o deveria fazer. Por isso e prosseguindo a nossa política de contenção da carga fiscal, vamos assumir as despesas excedentes, de forma a não sobrecarregar as pessoas com um verdadeiro aumento de impostos”.