Ovar: Autarca pede clarificação sobre propriedade de terrenos agrícolas na Marinha.

2020-08-27 08:07

Categoria: 

Concelho: 

Salvador Malheiro pede tempo aos produtores da Marinha para resolver o problema da invasão de água salgada nos terrenos agrícolas.

O autarca de Ovar que, ontem, foi desafiado a apoiar os agricultores nas suas reivindicações, em particular com medidas corretivas na empreitada de dragagem, sugere prudência para não colocar em risco a empreitada considerada nuclear para a navegabilidade da ria.

Admite que as correções pedidas só irão surgir numa empreitada complementar e deixou no ar a disponibilidade da autarquia para poder assumir parte nesses trabalhos mas com a “clarificação de competências” ao nível da gestão da ria.

Os Municípios da Região de Aveiro continuam à espera de uma proposta modelo do Ministério do Ambiente para a gestão descentralizada da ria.

No momento em que os agricultores contestam os limites do domínio público marítimo e acusam a Polis de ganhar terrenos para reserva ecológica, o autarca de Ovar diz que essas áreas deveriam ser tuteladas pelos municípios.

“É necessário, de uma vez por todas, clarificar quem vai ficar responsável pela nossa ria e pelo nosso território. Estamos contra esta nacionalização encapotada de terrenos pelo Estado e contra a obrigação de demonstrar a propriedade desde 1864, até porque estas pessoas andam há anos a pagar IMI e, se não fossem donas das terras, não tinham que o fazer”, realçou.

 

Foto: ovarnews