Os Verdes pedem explicações ao Governo sobre tratamento de águas residuais em Sever.

2017-01-07 11:43

Categoria: 

Concelho: 

O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério do Ambiente, sobre o estado de abandono e o deficiente tratamento das águas residuais da ETAR da Vila de Sever do Vouga, localizada a cerca de cem metros da Escola Básica e Secundária.

Refere que a “vegetação espontânea invade todo o espaço delimitado da respetiva infraestrutura” e as águas rejeitadas na ribeira de Pessegueiro estão num estado muito semelhante aos dos efluentes que afluem à ETAR, “pressupondo que o tratamento é deficiente ou inexistente”.

Esta questão resulta de uma visita ao local em Novembro passado em que foi detetada a cor acinzentada e opaca das águas libertadas. “No ponto de rejeição ressalta à primeira vista o contraste entre as águas límpidas, a montante da ETAR, com as águas provenientes desta infraestrutura que são lançadas neste curso de água de pequeno caudal”.

José Luís Ferreira lembra que o deficiente funcionamento das Estações de Tratamento de Águas Residuais do município de Sever do Vouga, Vila e Sóligo não é recente. “Já em 2005 se verificava o incumprimento de vários parâmetros na qualidade da água residual rejeitada por estas duas estações de tratamento, nomeadamente de óleos e gorduras na ETAR da Vila”.

A construção da nova ETAR Sul de Sever do Vouga, que irá substituir a de Sóligo, localizada na freguesia de Pessegueiro do Vouga, começou em 2016 admitindo-se que os problemas registados na ETAR da Vila serão ultrapassados com a construção de uma estação elevatória e consequente reencaminhamento dos efluentes para a nova ETAR.

Até à ativação da nova ETAR, no final deste ano, Os Verdes querem garantias de tratamento de efluentes para evitar focos poluidores.