Ordem dos Enfermeiros diz que ampliação do Hospital de Aveiro é "urgente".

2023-02-27 07:31

Categoria: 

Concelho: 

A primeira conferência do PSD de Aveiro foi um verdadeiro manifesto sobre a ampliação do Hospital de Aveiro e a qualificação de instalações das unidades do centro hospitalar do Baixo Vouga.

Faltou a Bastonária dos Enfermeiros mas a mensagem ficou a cargo de Valter Amorim, presidente do Conselho Jurisdicional do Centro da Ordem dos Enfermeiros, que defendeu o “investimento do Estado na qualificação e ampliação do Hospital de Aveiro, que serve cerca de 400 mil cidadãos em permanência”.

Mensagem deixada no decorrer da conferência organizada pela concelhia de Aveiro do PSD, intitulada “A sustentabilidade e o futuro de Aveiro 2030”.

O representante da Ordem dos Enfermeiros admite que a ampliação do hospital e a criação da Unidade Local de Saúde serão “contributos” para garantir maior competência e capacidade de resposta ao Serviço Nacional de Saúde.

O enfermeiro admite que não será possível garantir a sustentabilidade ao nível da Saúde em Portugal, “porque o SNS, que já foi um exemplo, hoje não é e dentro de uma década, se nada for feito, corre o risco de deixar de existir com consequência prática para a vida das pessoas”.

O enfermeiro recordou ainda o tema da “Unidade de Saúde Local em Aveiro, que será um bom contributo para essa maior competência e capacidade de resposta, mas que tem que ter objetivamente o investimento do Estado na qualificação e ampliação do Hospital de Aveiro que serve cerca de 400 mil cidadãos em permanência”, concluiu.

PSD Aveiro promoveu debate sobre Cultura, Educação, Comunicação e Saúde.

O ATLAS Aveiro acolheu este evento e, na abertura, Simão Santana, Presidente do PSD Aveiro, relevou “o compromisso assumido no início do nosso mandato (março, 2022) com os militantes do PSD e com os Aveirenses, de abrir o Partido em Aveiro à sociedade civil, procurando ouvir e trazer os melhores e os mais qualificados”.

“Escutando e acolhendo os seus contributos para a persecução do grande objetivo de um Partido como o PSD, responder aos desafios da Sociedade e dos Cidadãos. É assim que vemos, pensamos e acreditamos no PSD. Só assim podemos continuar a Cuidar do Presente e Projetar o Futuro para Aveiro e para os Aveirenses”.

José Pina falou de cultura.

O diretor do Aveirense e coordenador da candidatura a Capital Europeia da Cultura sublinha a abertura à liberdade criativa, artística e cultural.

“Aveiro é uma Cidade e um Município onde a Cultura tem espaço em razão da sua necessidade, ou seja, aqui não olhamos para o Orçamento Municipal e definimos um, dois ou três por cento, atentamos antes para o que é necessário para essa sustentabilidade Cultural e investimos em razão dessa mesma necessidade e não em razão de um número previamente definido. Isso faz toda a diferença para termos um território onde a Cultura tem futuro e onde a Cultura é fundamental para a sua sustentabilidade”.

Sofia Gaio, responsável pela estratégia de marketing da “Oeiras Valley” e perita internacional para as áreas da Comunicação, Ciência e Ensino Superior, abordou a sustentabilidade sob diversos prismas, destacando o ranking “The Arcadis Sustainable Cities Index 2022”, dando como bom o exemplo de Aveiro e mostrando “como uma Cidade como Copenhaga, tem um nível de sustentabilidade muito alto ao nível ambiental, mas depois no que diz respeito a indicadores como a capacidade económica e participação cívica dos Cidadãos, acaba por ser uma Cidade aquém das expectativas”, disse.

O encerramento da conferência esteve a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves que elogiou o passo dado pela concelhia.

“Passo arriscado e arrojado, de olhar para o presente e projetar o futuro, chamando e convidando individualidades com competência e capacidade de pensar o futuro do Município, da Região e do País”.