Orçamento Participativo de Sever do Vouga está de volta.

2018-04-17 18:29

Categoria: 

Concelho: 

O Orçamento Participativo (OP) de Sever do Vouga tem como novidade, este ano, a "vontade da Câmara Municipal em envolver os mais jovens", com idade igual ou superior a 16 anos, na gestão da vida pública.

A partir de Maio, o OP começa a percorrer o Concelho, com sessões de esclarecimento em cada Freguesia.

“Depois de, no ano passado, ter mobilizado centenas de severenses, lançamos a segunda edição do OP, reafirmando o nosso compromisso em fortalecer a democracia local. Queremos que Sever do Vouga seja, cada vez mais, um concelho de pessoas ativas e participativas, em que exista um real diálogo entre a autarquia e a comunidade. Acreditamos que o OP contribui para dar resposta às expetativas e necessidades dos cidadãos que podem ter uma palavra na definição das prioridades da ação municipal”, afirma o Vice-Presidente da Câmara Municipal, de Sever do Vouga, Almeida e Costa. O autarca explica que “a abertura à participação dos mais jovens reflete a nossa vontade em estreitar a relação da juventude com o concelho, contribuindo para uma maior educação cívica e sentimento de pertença, através do seu envolvimento neste processo democrático”.

A verba a contemplar para o OP é de 50 mil euros para ideias e projetos que se enquadrem nas seguintes áreas de governação: Ambiente e Energia, Coesão Social, Mobilidade e Infraestruturas, Cultura e Turismo, Educação e Desporto. Todo o processo, desde a sua implementação até à votação final, irá decorrer entre o mês de Maio e o início de Outubro.

O lançamento do OP está previsto para o dia 2 de Maio, através de uma sessão de esclarecimento de âmbito mais alargado, na sede do Concelho, seguindo-se as sessões em cada uma das Freguesias.