Orçamento Participativo (CMI): "Já devia estar implementado" - Pedro Martins (PS). "A ausência do OP nunca foi um problema para os ilhavenses nos elegerem" - Fernando Caçoilo (CMI)

2019-09-28 00:24

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A bancada do Partido Socialista (PS) elogiou, na última sessão da Assembleia Municipal de Ílhavo (AMI) realizada na última noite, o projecto do Orçamento Participativo (OP) apresentado pela maioria social democrata mas, lamentou a sua "implementação tardia".

O Deputado Pedro Martins lamentou a implementação do OP, "com vários anos de atraso" face a muitos municípios portugueses onde já vigora "com sucesso".

O Orçamento Participativo é um "valioso instrumento" para envolver a população na vida autárquica, sublinhou. "É uma iniciativa positiva e não é preciso alocar muito dinheiro para ter sucesso" referiu, adiantando que Fernando Caçoilo fala num "instrumento fundamental para a gestão municipal", sendo assim "como demorou tantos anos a ver a luz do dia", questionou. (com áudio)

Na resposta o Presidente da Câmara disse que o Deputado do PS "fez um alarido (...) até parece que é uma situação que lesou a pátria", vincou.

"Independentemente do OP estar implementado, ou não, nunca foi um problema para os ilhavenses nos darem maiorias atrás de maiorias, nos últimos anos", referiu. (com áudio)

A bancada do Partido Social Democrata concorda que se trata de um “instrumento importante para o estímulo à participação política no concelho”.

Já quanto ao timing não vê razão para criticas considerando a situação financeira da autarquia, “agora mais estável resultante dos esforços do executivo municipal na redução da dívida”.

Além disso, a bancada do PSD salientou que, “pese embora os contributos e reivindicações, a história dirá que foi um executivo liderado pelo PSD que foi responsável pela implementação do Orçamento Participativo em Ílhavo”.