Operadores interessados no novo concurso de transportes na Região de Aveiro.

2022-05-31 16:47

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Mais de uma dezena de empresas de transportes levantaram o Caderno de Encargos do novo Concurso lançado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) para a concessão do Serviço Público de Transporte de Passageiros na Região de Aveiro.

Aumentam as comparticipações e caíram algumas exigências em relação ao Concurso de 2020. Por exemplo ao nível da reversão de viaturas para a Comunidade ou a questão dos seguros.

Ribau Esteves acredita que este é o momento que pode dar novos horizontes ao setor dos transportes na região a partir de Janeiro de 2023. (com áudio).

O autarca que lidera a CIRA espera uma resposta do mercado que permita uma visão integrada para os 10 municípios a que se junta a concessão de Aveiro.

Concurso com o compromisso para um serviço para um período de cinco anos. Os interessados têm de apresentar proposta até ao próximo dia 11 de Junho.

Este é o segundo Concurso Público, depois de em Janeiro de 2020 a CIRA ter aberto um procedimento para a aquisição deste serviço, mas para o qual não foi apresentada qualquer proposta.

O Conselho Intermunicipal da Região de Aveiro desenvolveu trabalho de revisão das peças do Concurso, do estudo e procurou melhorar as condições para atrair operadores. (com áudio)

Este modelo de negócio passa por um contrato de primeira geração com a concessão de serviço público clássico, que visa servir 400 mil cidadãos e está a Concurso com um lote único de dez operações municipais (com a exceção de Aveiro que tem concessionada há cinco anos a sua operação municipal, e tem um protocolo estabelecido com a CIRA) e da operação de todas as linhas intermunicipais.