OP de Águeda garante prémio de Boas Práticas.

2016-03-22 13:57

Categoria: 

Concelho: 

O Orçamento Participativo de Águeda foi o vencedor da votação pública da primeira edição do Prémio de Boas Práticas de Participação em Portugal. A votação decorreu entre 3 de fevereiro e 18 de março. As cinco práticas finalistas foram selecionadas por um júri composto pela Associação In Loco, o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, a Agência para a Modernização Administrativa e o Observatório Internacional da Democracia Participativa (Antena sul, Prefeitura de Porto Alegre - Brasil).

Gil Nadais, Presidente da Câmara de Águeda, refere que “este resultado só é possível graças ao empenho de todas e todos os que votaram no OP-Águeda como melhor prática participativa, é a todos vocês que dirijo o agradecimento de Águeda por acreditarem neste processo. Obrigado!”

O Orçamento Participativo de Águeda registou 223 votos, seguindo-se o Orçamento Participativo e Orçamento Participativo Escolar de Braga com 221 votos e a Semana de Prestação de Contas de Valongo com 110 votos.

A classificação final é calculada com base em 50% da nota atribuída pelo júri e 50% nos resultados da votação pública. Os vencedores serão publicamente apresentados no âmbito da Conferência Internacional Portugal Participa, que se realizará na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, nos dias 12 e 13 de abril de 2016.