Oliveira do Bairro vai distribuir 25.500 contentores mini-ecopontos por moradias unifamiliares.

2020-12-28 18:45

Categoria: 

Concelho: 

Oliveira do Bairro vai distribuir, gratuitamente, 25.500 contentores mini-ecopontos por todas as moradias unifamiliares do concelho, para recolha porta-a-porta de resíduos recicláveis.

Os contentores, 8.500 de cada cor (amarela, azul e verde), têm uma capacidade de 45 litros e serão distribuídos no decorrer do próximo ano em todas as freguesias do Concelho, no âmbito do projeto “Separar para + Reciclar”.

Jorge Pato, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, responsável pelo pelouro do Ambiente, explica que o projeto prevê “recolhas porta-a-porta semanais, para os resíduos de papel e cartão e plástico e metal, e quinzenais, para os resíduos de vidro”.

“É um projeto que não tem qualquer custo para o munícipe”, explica o autarca, “com várias vantagens importantes, como a redução do tempo e do esforço que as pessoas despendem na deposição dos resíduos, tornando desnecessária a deslocação aos ecopontos de proximidade”, acrescentou.

Os objetivos do projeto são, de acordo com Jorge Pato, “incrementar a capacidade de deposição dos resíduos recicláveis e sensibilizar a população para a importância da sua separação, de forma a aumentar a quantidade e qualidade de resíduos a encaminhar para reciclagem, diminuindo a quantidade de resíduos urbanos a depositar em aterro”.

Relativamente às moradias de habitação multifamiliares (prédios), o responsável autárquico referiu que a autarquia se encontra a “preparar um projeto destinado a essa tipologia, de forma a abranger todos os munícipes do Concelho”.