Oliveira do Bairro Reconhecido na UE. Município promoveu "uma das melhores" Semanas da Mobilidade da Europa.

2019-03-26 11:38

Categoria: 

Concelho: 

Oliveira do Bairro esteve em destaque na cerimónia de entrega dos prémios European Mobility Week (EMW) Awards, ao ser um dos três finalistas na categoria de cidades com menos de 50.000 habitantes, sendo destacado o número de atividades e o envolvimento da população na Semana Europeia da Mobilidade promovida pelo Município bairradino.

A cerimónia decorreu na passada quinta-feira, 21 de março, na cidade belga de Bruxelas, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Duarte Novo, do Vice-Presidente, com o pelouro do Ambiente, Jorge Pato, do Chefe de Divisão da área, Paulo Araújo, e da Técnica do Ambiente Sandra Costa. A escolha de Oliveira do Bairro como finalista dos prémios promovidos pela Comissão Europeia, teve por base a sua iniciativa Mix&Move, que se realizou entre 16 e 22 de setembro de 2018, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade.

Ainda em Bruxelas, Duarte Novo quis deixar uma mensagem de agradecimento “a todo o Concelho de Oliveira do Bairro, que está de parabéns pela forma como se envolveu e respondeu ao nosso desafio, com o Mix&Move”. Jorge Pato, por seu lado, voltou a recordar “que organizámos uma das três melhores semanas da mobilidade em toda a Europa, na nossa categoria, e esse é um reconhecimento importante que é feito pela Comissão Europeia”. Paulo Araújo quis partilhar a alegria desse reconhecimento também com os colaboradores da autarquia, “que deram o seu melhor para o engrandecimento de uma iniciativa que já era reconhecida em toda a região e que foi agora distinguida como uma das melhores da Europa”. “É um orgulho para todos os oliveirenses”, foram as primeiras palavras de Sandra Costa, que naquele momento lembrou e partilhou este reconhecimento com “todas as entidades, empresas, ginásios e estabelecimentos comerciais que desenvolveram atividades Mix&Move e com todas as pessoas que decoraram as suas casas e lojas com os moinhos de vento, símbolo da nossa iniciativa”.

A par de Oliveira do Bairro, estavam também nomeadas as cidades de Karditsa (Grécia) e Lindau (Alemanha), tendo esta última vencido o prémio. Para além da boa prestação de Oliveira do Bairro, Lisboa, que concorreu na categoria de cidades com mais de 50.000 habitantes, foi a escolhida pelo júri, ultrapassando as cidades de Gdynia (Polónia) e Palma (Espanha).

Importa salientar que participaram na European Mobility Week (Semana Europeia da Mobilidade) de 2018, cerca de 2.800 cidades e vilas de toda a Europa, tornando a edição deste ano na mais participada de sempre.

A Comissão Europeia justificou a nomeação de Oliveira do Bairro pela “quantidade de medidas permanentes implementadas no âmbito da mobilidade e pelas parcerias efetivas concretizadas com entidades locais”.