Oliveira do Bairro: PCP ouve queixas sobre funcionamento de centro de saúde e atira culpas ao Governo.

2018-12-20 07:18

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Associação de Melhoramentos da Mamarrosa recebeu um encontro promovido pela Concelhia de Oliveira do Bairro do PCP, que contou com a presença da deputada do PCP na Assembleia da República, Diana Ferreira, para debater questões de saúde.

Participaram mais de meia centena de utentes da União de Freguesias de Bustos, Mamarrosa e Troviscal.

Ouviram-se sobretudo queixas e preocupações dos utentes, que não compreendem nem aceitam, no caso da Mamarrosa, que existindo boas instalações no Centro de Saúde “se venham a degradar e diminuir os serviços prestados, deixando assim antever que o futuro poderá passar pelo fecho destas unidades”.

Atualmente o tempo espera por uma consulta é cerca de seis meses, mesmo em casos mais urgentes, sendo muitas vezes a única opção a ida ao lotado serviço de urgência do Hospital de Aveiro.

Para além dos atrasos nos serviços, também o não cumprimento das agendas e marcações faz com que os utentes necessitem de se deslocar várias vezes ao centro de saúde para resolver a mesma questão.

A deputada Diana Ferreira explicou que “são as opções políticas e não limitações orçamentais”, que justificam esta falta de investimento no Serviço Nacional da Saúde.

A parlamentar defende que há “um grande financiamento público aos privados” através das Parcerias Pública Privadas e que a mudança de rumo só será possível “quando a correlação de forças na Assembleia da República se alterar”.

Referência do PCP à importância de manter a “geringonça” evitando maiorias absolutas.