Oliveira do Bairro: Investimento em zonas industriais vai permanecer por vários anos.

2023-01-19 13:31

Categoria: 

Concelho: 

O documento com as Grandes Opções do Plano, Mapa de Pessoal e Orçamento para 2023 do Município de Oliveira do Bairro apresenta um valor de 23.386.906€, montante que é superior ao aprovado no ano transato e a qualificação de zonas industriais é a grande aposta para os próximos anos.

Analisada a previsão orçamental do Município para o próximo ano, conclui-se que as maiores apostas e investimentos são nas áreas da Educação (4,5 milhões de euros), Desenvolvimento Económico (3,8 milhões de euros), Rede Viária (1,5 milhões de euros), Saúde (1,3 milhões de euros), Cultura (1,3 milhões de euros), Habitação (800 mil euros, de um total de 3,2 milhões de euros até 2026) e Ação Social (600 mil euros).

De acordo com Duarte Novo, líder da autarquia bairradina, o documento espelha a “continuidade da nossa estratégia, que assenta em quatro pilares, que são para nós fundamentais: Desenvolvimento Económico e Criação de Emprego; Gestão Autárquica Transparente e Rigorosa; Melhor Educação; e Melhor Qualidade de Vida para Todos”.

Além da previsão para 2023, o documento apresenta ainda a estratégia para os próximos anos, em termos de investimento plurianual.

Neste âmbito, destaca-se a área do desenvolvimento económico, com um investimento nas zonas industriais de Vila Verde, Bustos, Palhaça e Oiã superior a 5,5 milhões de euros, até 2025.

No caso de Vila Verde, a ampliação da zona industrial (ZI) já se iniciou, estando prevista a aprovação do seu loteamento e regulamento para o primeiro trimestre deste ano.

Relativamente à ZI da Palhaça, já foram adquiridos, ou negociados uma parte substancial dos terrenos previstos para a área de expansão, processo que continuará este ano. Paralelamente, começará a elaboração dos respetivos projetos de execução.

Os mesmos procedimentos, de negociação e aquisição de terrenos e de elaboração de projetos, estão também a decorrer para a ZI de Bustos, cujos trabalhos de requalificação do seu perímetro central já foram concluídos em 2022.

Na ZI de Oiã, continua a aposta na sua requalificação, com destaque para a criação de mais lugares de estacionamento. Em paralelo, está já a ser realizado o trabalho de cadastro dos terrenos a adquirir, para se avançar com a ampliação para poente.

O documento com as Grandes Opções do Plano e Orçamento e Mapa de Pessoal para 2023 foi aprovado pela Assembleia Municipal de Oliveira do Bairro, por maioria, em sessão realizada no último dia do ano 2022.