Oliveira do Bairro homenageia população idosa em outubro.

2023-09-14 07:05

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Oliveira do Bairro vai celebrar e homenagear a população idosa durante todo o mês de outubro.

Está em curso a preparação de um programa de atividades lúdicas, culturais e desportivas.

No mês em que se assinala o Dia Internacional do Idoso (1 de outubro) e o Dia Mundial da Terceira Idade (28 de outubro), a autarquia propõe visitas à Radiolândia – Museu do Rádio, em Bustos, e ao Museu de Etnomúsica da Bairrada, localizado no Troviscal.

Do programa constam outras atividades culturais, entre as quais “Cinema no Quartel das Artes”, todas as terças-feiras às 15h00, o lançamento do livro “A Salto: coragem de fugir ao absurdo”, de Álvaro Góis, no dia 14 às 15h30, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro, e tertúlias culturais nos polos de leitura do concelho.

Para além da cultura, também a atividade física e desportiva marcará presença no “65 Horas em Festa”, destacando-se o “Torneio de Padel +65”, aulas de hidroginástica, uma manhã desportiva com jogos tradicionais e de tabuleiro e a celebração do “Dia Mundial da Coluna” com a consciencialização e treino do fortalecimento muscular, prevenção de quedas e trabalho de equilíbrio.

O ponto alto do programa será realizado no dia 11 de outubro, com o habitual almoço-convívio com animação musical “65 em Festa”, que juntará cerca de 1.000 idosos, das quatro freguesias do concelho. A celebração vai decorrer uma vez mais no Espaço Inovação, na zona industrial de Vila Verde.

De destacar ainda a realização do ‘Congresso Envelhecer nos Eixos – 2ª edição: Tempo, Trabalho e Felicidade’, organizado pela autarquia de Oliveira do Bairro em parceria com a Associação Nacional de Gerontologia Social e com a Unidade de Cuidados na Comunidade Cubo Mágico da Saúde, que vai decorrer no dia 27 de outubro, no Quartel das Artes Dr. Alípio Sol.

A iniciativa ‘65 Horas em Festa’ integra-se na estratégia que a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro delineou para “colocar o seu foco numa faixa da população tão importante e que cada vez mais precisa da nossa atenção e do nosso trabalho, no sentido de proporcionar a estas pessoas uma vida com a qualidade e a dignidade que bem merecem”, explicou Lília Ana Águas.

De acordo com Lília Ana Águas, Vereadora da Idade Maior, a iniciativa ‘65 Horas em Festa’ tem como objetivos, “proporcionar bons momentos e, consequentemente, boas memórias aos munícipes com idade igual ou superior a 65 anos, tendo em conta o contributo que prestaram e continuam a oferecer em prol do crescimento e do desenvolvimento da nossa comunidade e do nosso Concelho”.