Oliveira do Bairro: Expansão da Zona Industrial de Vila Verde garante 41 parcelas para empresas.

2022-03-08 09:39

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Oliveira do Bairro assinou o contrato da empreitada para a Expansão Norte da Zona Industrial de Vila Verde, num valor de cerca de 2,7 milhões de euros (IVA incluído), que prevê a criação de 41 parcelas para a instalação de empresas.

De acordo com o projeto de execução da expansão, as 41 parcelas a criar apresentam configurações e áreas distintas, promovendo assim uma maior flexibilização da oferta e uma resposta mais adequada às atuais dinâmicas de procura de solos devidamente infraestruturados e aptos para a instalação de atividades económicas.

Está também prevista uma área destinada à instalação futura de um equipamento de utilização coletiva, localizada numa zona de maior centralidade, na proximidade do traçado da rua Kiwicoop, assim como percursos pedonais e cicláveis, com condições de segurança reforçadas.

A zona de expansão vai contar com 2.266 lugares de estacionamento, incluindo 50 para veículos pesados, sendo 346 em espaço público e 1.870 em domínio privado, de forma satisfazer as necessidades resultantes da instalação de novas atividades económicas e dos visitantes que tenderão a recorrer aos seus serviços.

O projeto paisagístico prevê a instalação de áreas verdes, que possam incorporar espaços de lazer, através da introdução de elementos arbóreos e arbustivos autóctones e adaptados às condições do local, contribuindo para uma maior legibilidade dos espaços e para o reforço da atratividade e da imagem urbana pretendida, em condições de equilíbrio ambiental.

A área de intervenção da zona de expansão tem 19,25 hectares, estendendo-se pelas freguesias de Oliveira do Bairro e União de Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa.

De acordo com Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, o início dos trabalhos aguarda apenas a “autorização do Tribunal de Contas, procedimento habitual neste tipo de projetos de grande dimensão”.

Duarte Novo explica que a expansão das zonas industriais “vai permitir a instalação de novas empresas e reforçar o protagonismo de projetos empresariais já instalados, à escala regional e nacional, incrementando a atratividade do Concelho e potenciando o nosso posicionamento geostratégico e as acessibilidades privilegiadas que dispomos e que temos vindo a requalificar”.