Oliveira do Bairro: Autarquia aprova Carta Educativa.

2024-03-05 10:04

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Oliveira do Bairro conta com uma nova Carta Educativa, que apresenta o diagnóstico da educação no concelho e aponta caminhos para o futuro.

Documento aprovado na última reunião da Assembleia Municipal, realizada no passado dia 27 de fevereiro, após ter sido apresentado um resumo por parte de Daniela Ferreira, do Centro de Investigação e Intervenção Educativa da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, uma das duas investigadoras responsáveis pelo trabalho.

De acordo com as suas autoras, o documento foi construído “em diálogo e com a participação do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro e dos estabelecimentos de ensino da rede de ensino solidária do concelho, nomeadamente, a Associação de Beneficência e Cultura de Bustos, a Associação de Amigos de Perrães, o Centro Ambiente Para Todos do Troviscal, o Centro Social de Oiã, o Centro Social Paroquial S. Pedro da Palhaça, o Infantário Frei Gil, a Santa Casa da Misericórdia do Concelho de Oliveira do Bairro e a Associação de Solidariedade Social do Silveiro.

Foram também auscultados o Instituto Profissional da Bairrada, “enquanto centro de formação especializado”, e o Instituto de Educação e Cidadania.

“A participação dos diferentes atores”, como é referido no documento, “foi crucial para o desenho e construção desta Carta Educativa, pois permitiu a reflexão sobre as diferentes possibilidades a partir da experiência e das necessidades de cada contexto”.

A nova Carta Educativa de Oliveira do Bairro contou ainda com os pareceres favoráveis do Conselho Municipal de Educação e do Ministério da Educação, tendo também passado por um período de discussão pública.

O documento está dividido em três partes, sendo elas Diagnóstico Estratégico, Cenário de Partida e Projeções de Desenvolvimento e, por fim, Proposta de Intervenção, que apontam para três eixos de intervenção: Requalificação dos Equipamentos de Educação Pré-Escolar e do Ensino Básico e Secundário; Promoção da Qualidade e o Sucesso Educativo e Formativo nas Escolas do Concelho; e Incentivo à Oferta Profissionalizante no Concelho, perseguindo as áreas prioritárias.

Lília Ana Águas, Vereadora da Educação, referiu na altura que a Carta Educativa de Oliveira do Bairro é “um instrumento essencial para a tomada de decisões políticas sobre o caminho a prosseguir de forma a promover a formação, a inovação e a coesão social, que são os eixos principais do nosso Plano Estratégico Educativo Municipal”.