ObservaRia regressa em Abril com especialistas em birdwatching.

2015-03-26 15:57

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A ObservaRia 2015 – Birdwatching Fair celebra a 2.ª edição no segundo fim de semana de Abril, dias 11 e 12, em Estarreja. Com a paisagem do Baixo Vouga Lagunar no horizonte, especialistas portugueses e internacionais debruçam-se sobre o turismo de natureza, a biodiversidade, a observação e conservação de aves. Cerca de 30 expositores, 11 palestras, 20 workshops e atividades de campo, três exposições, educação ambiental para crianças e atividades de desporto e lazer em permanente contacto com a natureza, compõem um programa "recheado e atrativo" para profissionais e população em geral.

Dias 11 e 12 de Abril o Parque Municipal do Antuã, o Multiusos e os Percursos BioRia revelam os maiores segredos da vida selvagem. A abertura oficial da 2.ª edição da ObservaRia no sábado, dia 11, está agendada para as 10h30, com a presença confirmada do Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, do Presidente da Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado, e do Presidente da CI Região de Aveiro, Ribau Esteves.

Antes da abertura oficial, no dia 10 de Abril, sexta-feira, às 21h30, decorre o 1.º workshop da ObservaRia 2015, marcando o momento “zero” da feira. “Astrofotografia – Imagens à luz das estrelas” será dinamizado por Miguel Claro, especialista em fotografia de paisagens astronómicas com trabalhos premiados e destacados em páginas web da NASA.

No sábado, dia 11, Carlos Fonseca, investigador na Universidade de Aveiro, abre o ciclo de palestras na Tenda do Parque, situada ao lado do Multiusos, com a apresentação do estudo “Baixo Vouga Lagunar – Laboratório vivo de investigação científica”, às 14h30.

Os sistemas húmidos do Baixo Vouga Lagunar vão estar presentes noutros momentos do programa, nomeadamente no workshop de Rosa Pinho, também da Universidade de Aveiro, que dia 12 de Abril recua 25 anos para mostrar aos participantes as alterações e diversidade da flora deste património natural com mais de 4600 hectares.

 A ObservaRia é a feira dedicada ao birdwatching realizada mais a norte de Portugal. A primeira edição, em 2014, recebeu mais de 3000 visitantes e surgiu como extensão da Observanatura, iniciativa que marca presença anual na Reserva Natural do Estuário do Sado. Atualmente, a ObservaRia e a Observanatura são as duas feiras portuguesas dedicadas à observação de aves.

Uma das mais importantes feiras de birdwatching do mundo é a British Bird Fair e o seu responsável, Tim Appleton, marcará presença na ObservaRia 2015. David Chandler, escritor e educador ambiental, também se estreia na feira internacional de Estarreja com a apresentação de “Extraordinary Birds” e orientação do workshop “Damsels and Dragons”, dedicado a insetos como a libelinha.

Um dos mais completos fotógrafos de aves da atualidade, René Pop, volta a viajar da Holanda com destino a Estarreja para repetir a presença na ObservaRia. Autor da exposição “A Choice of Feathers”, patente na sala de exposições do Multiusos durante a feira, René Pop irá partilhar a sua experiência numa palestra na Tenda do Parque e num workshop pelos Percursos BioRia.