Obras Polis em São Jacinto, Ílhavo e Vagos inauguradas este sábado.

2015-08-01 19:41

Categoria: 

Concelho: 

A Polis Litoral Ria de Aveiro inaugurou, hoje, três novas empreitadas no âmbito do programa de requalificação e valorização da Ria de Aveiro, num investimento que ronda 1,6 milhões de euros. As empreitadas inauguradas mereceram cerimónias em São Jacinto (Aveiro), Malhada (Ílhavo) e Vagos.

Com um investimento de cerca de 800 mil euros, a intervenção na frente lagunar de S. Jacinto contemplou o reordenamento do espaço público através do reperfilamento da frente da ria e da requalificação paisagística e ambiental, bem como a estabilização das margens, com a recuperação de um muro de ligação à ria, implementando ações medidas corretivas para o avanço das águas e degradação das margens.

A empreitada do município de Aveiro inclui ainda o reordenamento e condicionamento do trânsito automóvel, tendo sido criados percursos pedonais e cicláveis, assim como zonas de bem-estar e lazer.

No município de Ílhavo, o Cais da Malhada, na frente da Ria de Ílhavo, foram criadas condições para valorização e manutenção das atividades económicas de base tradicional ligadas ao setor das pescas, resultando num investimento que ronda os 300 mil euros.

As intervenções no Cais da Malhada melhoraram sobretudo as condições físicas para a prática da pesca artesanal mas permitem que agora se desenvolvam outras atividades, como é o caso do desporto, recreio e lazer.

O reforço de cotas das zonas baixas ameaçadas pelas cheias e estabilização das margens recorrendo aos materiais compatíveis, a construção das frentes-cais, a requalificação dos taludes de proteção e a nova rampa de acesso à água deram origem a um Cais mais protegido e apto para utilização.

Ainda no âmbito da proteção e defesa da zona costeira e lagunar, a Polis Litoral Ria de Aveiro inaugurou, em Vagos, uma empreitada no valor de cerca de 500 mil euros, que visa as margens do Rio Boco e o Cais dos Moliceiros/ Folsas Novas.

Tratando-se de uma zona lagunar degradada e com zonas baixas ameaçadas pelas cheias e sob influência das marés a frente lagunar foi reabilitada através do alteamento das cotas das margens e áreas envolventes, estabilização de margens e requalificação paisagística e ambiental.