Obras na avenida arrancam em Agosto.

2020-07-27 09:25

Categoria: 

Concelho: 

Obras na Avenida Dr. Lourenço Peixinho a partir do dia 17 de Agosto.

A Câmara de Aveiro anuncia o arranque da instalação de estaleiro esta semana para uma empreitada de mais de 4 milhões de euros.

Nos próximos dias será anunciado o cronograma acompanhado de uma explicação sobre a metodologia de execução da obra que prevê o faseamento para permitir a circulação.

O estaleiro principal da obra vai ficar em terrenos localizados na Avenida da Oposição Democrática e as obras começam das pontes para a estação.

Obra seccionada em oito partes sendo que as duas primeiras decorrem no troço entre as “Pontes” e o edifício do antigo Banco de Portugal e também na zona da frente da Estação da CP incluindo o troço final da Rua Comandante Rocha e Cunha (entre a Avenida e o cruzamento com a Rua do Senhor dos Aflitos), onde se faz a ligação à Via Ciclável UA/Estação CP que se encontra em fase final de obra.

A restante área da Avenida vai ser dividida em seis partes, executando-se a obra de forma progressiva nas três partes do lado direito de quem sobe a Avenida, seguindo depois e de forma progressiva para o lado esquerdo da Avenida, também no sentido ascendente. Estas três partes de cada um dos lados da Avenida, têm o seu limite nos cruzamentos com as Ruas Dr. Alberto Souto e Engenheiro Oudinot.

A autarquia explica que os transportes públicos vão manter os seus circuitos normais, salvo na parte da Avenida onde não poderão circular na fase da obra da zona da “Avenida-Praça”, em que terão circuitos e paragens alternativas e próximas.

Durante a obra o trânsito automóvel vai manter, quase sempre, a circulação na Avenida em duas faixas de rodagem, uma em cada sentido (ascendente e descendente), existindo também zonas de estacionamento automóvel.

De forma a enquadrar a dimensão histórica da avenida está a ser preparada uma exposição sobre a “História e o Futuro da Avenida”, a apresentar em vários locais sendo o primeiro o edifício da Antiga Capitania.

Haverá também campanhas de promoção da Avenida e de Aveiro durante o desenvolvimento da obra.

A “nova avenida” terá quatro faixas de circulação limitada a 30 km/h, com pavimentos que vão reduzir a emissão de ruído.

Duas dessas faixas vão ser vias dedicadas e partilhadas por ciclistas e e transportes públicos.

“Esta é uma obra muito importante, que cria uma renovada Avenida, com mais árvores (cerca do dobro), sem semáforos, dando primazia aos modos suaves de mobilidade e cuidando de bons espaços de estacionamento”, explica nota do Município que promete fazer o marketing da obra e várias ações de promoção da Avenida Dr. Lourenço Peixinho.