Obras de proximidade dinamizam área sul de Ovar.

2016-02-17 13:38

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Ovar tem em curso obras de infraestruturas básicas de proximidade na zona sul do território, cujos trabalhos representam um investimento municipal que ultrapassa 1 milhão de euros. Em Válega decorre a beneficiação e saneamento da Rua das Palreiras e da Rua das Coitas, a pavimentação da Rua do Cruzeiro da Virgem e consolidação das margens, a reabilitação do Cais do Puxadouro, a colocação de relvado sintético no Campo de Futebol 11 no Complexo Desportivo do Sargaçal e a Pista de Patinagem de Válega, em fase de conclusão.

Na freguesia de S. Vicente de Pereira encontra-se em curso a repavimentação da Rua da Formiga e demolição e reconstrução do Muro de Suporte a Sul, sendo certo que a freguesia tem sido objeto de importantes obras na rede viária e foi já colocado ao serviço da população o relvado sintético no Campo de Futebol 11 integrado no Parque Desportivo da freguesia.

Encontram-se em curso os trabalhos de pavimentação da faixa de rodagem da Rua das Palreiras e das Coitas, incluindo a criação de algumas áreas de alargamento da via e execução de passeios, bem como a renovação da rede de drenagem de águas pluviais e a instalação de rede de drenagem de águas residuais/saneamento, da responsabilidade da AdRA, dotando os arruamentos de infraestruturas básicas, num investimento superior a 265 mil euros.

Paralelamente, decorrem os trabalhos de pavimentação da Rua do Cruzeiro da Virgem e consolidação das margens, que representam um investimento de cerca de 80 mil euros, e que visam melhorar o arruamento e envolvente com a colocação de cubos de granito, a criação de passeios do lado do cruzeiro, a renovação da passagem hidráulica e a consolidação das margens da Ribeira do Seixo, também com muros de granito. Estas intervenções visam melhorar as condições de acessibilidade num arruamento que se encontrava degradado e garantir a segurança das pessoas que se deslocam a este local para momentos de lazer ou de culto junto à Capela, num espaço com potencial turístico para usufruto da população.

Ainda na freguesia de Válega, encontram-se em fase de conclusão dois investimentos estruturantes na área desportiva, que ascendem a 400 mil euros, nomeadamente a colocação de relvado sintético no Campo de Futebol 11 no Complexo Desportivo do Sargaçal e a construção da Pista de Patinagem de Válega. São equipamentos desportivos que vêm dar resposta a um anseio da freguesia e que vão permitir um aumento da qualidade da oferta formativa, possibilitar a implementação de novas dinâmicas sócio desportivas, criar condições para a organização de eventos, e potenciar o número de praticantes nestas modalidades.

Por outro lado, também na zona sul do concelho, encontram-se a decorrer os trabalhos de repavimentação da Rua da Formiga, em S. Vicente de Pereira, num investimento municipal superior a 78 mil euros, que visa a repavimentação da faixa de rodagem a betão betuminoso, a reconstrução de muro de suporte do arruamento que se encontrava instável e a renovação de passagem hidráulica, incluindo intervenções na rede de drenagem de águas pluviais.

“São obras de proximidade que vêm melhorar a qualidade de vida dos moradores”, considera do presidente da autarquia, Salvador Malheiro, adiantando que “resultam da nossa aposta na requalificação do ambiente urbano e nas infraestruturas básicas. São investimentos que há muito eram necessários nesta zona sul do território”.