Obras arrancam na zona central da Mourisca.

2021-11-10 18:01

Categoria: 

Concelho: 

Tiveram início esta semana as obras de requalificação da zona central da Mourisca do Vouga, que prevê a transformação da localidade, conferindo uma melhor atratividade, esteticamente mais apelativa, mas também um sentido mais funcional para quem vive e trabalha naquela área geográfica. Começaram a ser colocadas as placas identificativas e os desvios de tráfego necessários para o início dos trabalhos.

As obras, que estão a ser executadas pela empresa Paviazeméis – Pavimentações de Azeméis, Lda. e que foram adjudicadas por 423.829,12 euros, vão decorrer durante 210 dias, ou seja cerca de oito meses, perspetivando-se a sua conclusão para junho do próximo ano.

“É uma aposta que defendemos como fundamental, dotar as freguesias de uma centralidade que dignifique os cidadãos e lhes confira as melhores condições para viver e se deslocarem nas suas ocupações diárias”, começou por dizer Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, salientando que esta é uma estratégia de atuação do Município a pensar no bem-estar das pessoas e no desenvolvimento próspero das localidades.

Esta é uma política de regeneração urbana que, depois de implementada no centro da cidade, tem sido replicada por todo o concelho, em todas as freguesias, numa lógica de construção de “verdadeiros centros cívicos”.

A transformação da zona central da Mourisca do Vouga (União de Freguesias de Trofa, Segadães e Lamas do Vouga) vai implicar várias intervenções, entre as quais se destaca a beneficiação e reperfilamento da pavimentação da Rua do Barril, com a intersecção da Avenida José Maria Marques e a Rua da Ponte; a beneficiação do largo Sebastião Saraiva de Lima, com a intersecção da Rua da Liberdade e da Rua do Carvalho; e a beneficiação da Rua 25 de Abril.

Está ainda prevista, entre outros, a construção de vias pedonais, a criação de espaços verdes e zonas de lazer; e a pavimentação para parqueamento automóvel.