Obra no centro de Ílhavo adjudicada por 1,4 milhões.

2020-02-06 17:50

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Ílhavo aprovou a adjudicação da empreitada de Requalificação do Espaço Urbano Central de Ílhavo.

O Jardim Henriqueta Maia vai para obras no âmbito do Plano de Ação de Regeneração Urbana de Ílhavo (PARU) e inserido no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do Município de Ílhavo (PEDU), pelo valor total de 1.482.970 euros, com um cofinanciamento aprovado em 85% pelo CENTRO2020.

A empresa que cuidou do quartel da GNR, a Refoiense, assume agora esta empreitada no centro da cidade.

Deste modo, este projeto de reabilitação urbana, com um prazo de execução de 12 meses, contempla intervenções que preservam a identidade histórica deste espaço que integra estátua de D. Manuel Trindade Salgueiro, o monumento de homenagem aos mortos da 1.ª Grande Guerra, a Igreja Matriz e o antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo.

Vai projetar o uso do espaço público com novas propostas culturais, de lazer e convívio e comerciais e amplia a mancha verde e o conjunto arbóreo.

Além disso, haverá ainda uma regeneração do espaço urbano com o objetivo de promover uma melhor mobilidade, reduzindo a área de circulação automóvel, concebendo corredores cicláveis e alargando as áreas pedonais, com ligação preferencial à Malhada.

A implementação de uma rotunda, em substituição do atual cruzamento semaforizado da Av. 25 de Abril, permitirá uma maior fluidez rodoviária.

Esta empreitada prevê igualmente a reformulação das redes de Águas Pluviais e de Iluminação Pública, recuperando uma zona urbana com infraestruturas envelhecidas.